Baleia Franca

Em Santa Catarina as atrações não acontecem só no verão. No inverno, as baleias-francas migram para o litoral catarinense para dar à luz e amamentar seus filhotes proporcionando um espetáculo inesquecível.

A espécie costuma migrar para esta região entre junho e outubro quando vem da Antarctica, se reproduzem e têm filhotes nas águas claras da costa sul do país. A melhor época mesmo é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.

Desde 2013, a observação de baleias em barcos está proibida. Mas isso não impede que seja possível admirar as mamães curtindo seus filhotes desde que se esteja no lugar certo e na hora certa. A cidade de Imbituba é reconhecida como a capital brasileira das baleias francas, onde, todo ano, fazem do litoral de Imbituba sua mais importante área de reprodução.

As melhores regiões onde é possível observar baleias em Santa Catarina vão de Florianópolis para o sul do estado:

Florianópolis

Na capital de Santa Catarina, os melhores lugares para avistar as baleias-francas são as praias do sul da ilha: Morro das Pedras, Praia da Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul e Açores.

Laguna

Em Laguna também o mais aconselhável é procurar áreas elevadas e contar valendo-se, preferencialmente, de binóculos.

Garopaba e Imbituba

Nas praias da Vila, Ribanceira e guarda do Embaú é possível avistar as baleias nos mirantes naturais como costões e dunas.

baleias francas imbituba

Praia do Rosa

A Praia do Rosa tem 3 km de extensão, com formação de dunas próximas ao mar, de onde é ainda mais fácil observar as baleias.

A Praia do Rosa faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da baleia-franca e seu costão é um dos lugares mais privilegiados do litoral de Santa Catarina para observar as baleias bem de perto. Considerada uma das baías mais lindas do mundo, a Praia do Rosa é conhecida mundialmente pela preservação ambiental da região e pela observação da baleia franca.

Para os amantes da natureza que programam viagens à Praia do Rosa no inverno com objetivo de descansar e, principalmente, de observar as baleias nesse período, a melhor pedida é se hospedar em pousadas na beira da Praia do Rosa. Na pousada Fazenda Verde do Rosa é possível fazer trilhas com acesso a lugares mais altos com boa visibilidade do mar, além de contar com acesso exclusivo à praia, o que facilita ainda mais a observação das baleias quando elas aqui chegam.

Confira o vídeo e veja o que te espera nas praias de Santa Catarina.

Comentários